Moçambique entra este mês na zona de comércio livre africana
Moçambique vai entrar, oficialmente, a partir deste mês, na Zona de Comércio Livre Continental Africano, uma medida que se espera venha a dinamizar mais a economia nacional.
Internamente, perspectiva-se o crescimento da produção nas suas variadas áreas, maximização de oportunidades de negócios e aumento de importações e exportações regionais, o que irá facilitar o acesso a insumos.
Esta adesão poderá, ainda, contribuir para a redução do custo dos bens de consumo, aumento de oportunidades de emprego, através do incremento do investimento directo estrangeiro, para além do estabelecimento de cadeias de valor regionais.
Com efeito, Silvino Moreno, ministro da Indústria e Comércio, considera crucial a participação do sector privado neste processo, razão pela qual exortou-o a explorar todas as oportunidades que a adesão a esta plataforma promete criar.
“No próximo, mês vamos entrar, efectivamente, na Zona de Comércio Livre Continental Africano e queremos que o sector privado se aproprie desta oportunidade”, apelou o governante.