Regresso a casa? Coates fala no Nacional mas vinca: «Tenho mais um ano de contrato com o Sporting»
Coates fala no Nacional mas vinca: «Tenho mais um ano de contrato com o Sporting»
Aos 33 anos, Sebastián Coates tem uma carreira recheada de sucesso no Sporting e, depois de ter conquistado o seu segundo título de campeonato como capitão dos leões, o central uruguaio admite que ainda não pensa muito à frente na carreira, colocando para já o foco no emblema de Alvalade. Na chegada ao país-natal esta sexta-feira, onde irá desfrutar de um período de férias antes de regressar a Portugal tendo em vista a pré-época dos verdes e brancos, Coates foi questionado sobre o futuro e não descartou um regresso ao Nacional.
Tal como Record adiantou ainda a 26 de janeiro, o emblema de Montevidéu, onde Seba foi formado como futebolista, está interessado no regresso de Coates à base, ao ponto de estudar a forma de poder concretizar tal objetivo. Confrontado com a questão, o capitão leonino foi claro: a época de 2024/25 será pintada de verde e branco e, depois, logo se vê. “Tenho mais um ano de contrato no Sporting. O contrato agora renovou automaticamente [n.d.r.: a partir da marca cumprida de 30 jogos (de pelo menos 45 minutos cada) esta temporada]. Portanto, agora quero desfrutar das férias e depois, no momento certo, falarei com o Nacional, se quiserem. Mas tenho mais um ano de contrato com o Sporting e não com o Nacional. Estou sempre em contacto com o Nacional, tenho um amigo, o Mauricio [Pereyra], que joga lá e estou sempre em contacto com ele. Tenho mais um ano de contrato com o Sporting e respeito o contrato. A ideia agora é desfrutar das férias e depois pensar no que aí vem”, assumiu, em declarações à ‘DSports Uruguay’ o experiente central.
Com 6 golos e 1 assistência em 44 partidas somadas na presente época, Coates sente-se bem no futebol europeu, mas continua atento ao Nacional. O emblema uruguaio qualificou-se para os oitavos-de-final da Taça Libertadores, algo que poderia servir de aliciante para o jogador, na perspetiva da imprensa celeste. “Tenho uma boa relação com o Mauricio, fico contente por ele estar no Nacional, e acho que está a correr-lhe bem. Há que se muito cauteloso com isso. Criar muitas expectativas não é bom, por isso digo que tenho mais um ano de contrato e depois veremos o que poderá acontecer. Não gosto de criar expectativas para ninguém”, deixou claro.
Além disso, Coates não deixou de comentar a convocatória do Uruguai para a Copa América, numa lista onde não consta, tal como era expetável, depois do capitão leonino ter sido um dos nomes ‘riscados’ pelo selecionado Marcelo Bielsa ao longo da última época. “Sinceramente não esperava ser convocado para a Copa América. Porque quando falei com Bielsa, deixou claro que não iria contar comigo. São coisas do futebol. Estive durante muitos anos na seleção e fui muito feliz na seleção. Agora é a minha vez de apoiar desde fora e claro que farei o meu melhor. As razões da ausência foram futebolísticas. Podes concordar ou não, mas são as razões do treinador e é ele quem decide quem vai à seleção”, frisou.
Sobre a campanha do Sporting em 2023/24, o experiente central da equipa orientada por Rúben Amorim mostrou-se orgulhoso pela conquista de mais um campeonato. “Felizmente fomos campeões, que era o objetivo de toda a gente. Fico contente por ter conseguido mais um objetivo e por ter jogador bastante tempo. Não esperava ganhar com tal diferença [pontual]. Normalmente o campeonato costuma ser equilibrado. Fomos consistentes, durante todo o ano não perdemos pontos em casa, e por isso foi uma bela temporada e terminou tudo bem. Tivemos uma final que não conseguimos ganhar mas, no geral, o balanço foi positivo porque conseguimos o principal objetivo”, destacou.